quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Meu relacionamento não é mais o mesmo

Aprendendo sobre Relacionamentos
Por Dr. Bp. Luiz Henrique de Paula

Relacionamento é o ato de relacionar ou relacionar-se; relação; capacidade de relacionar-se ou conviver com os outros; comportamento pessoal e social. Logo relacionamento tem muito a ver com intimidade, podemos dizer que intimidade determina a profundidade do relacionamento. A intimidade é complexa uma vez que seus significados variam de relacionamento para relacionamento, e dentro de um mesmo relacionamento ao longo do tempo vivido. Em alguns relacionamentos, a intimidade está ligada ao sexo, principalmente quando falamos do relacionamento do homem para com a mulher. Romantismo é a marca das mulheres, e não pode ser confundido com relações sexuais. Aliás, o homem faz carinho por que quer sexo, a mulher não é assim, ela faz sexo por que quer receber carinho, ser amada.
De qualquer forma, a intimidade está ligada com sentimentos de afeto em um relaciomento, parece que intimidade e relacionamentos saudáveis estão juntos e de mãos dadas. Certamente a intimidade é um ingrediente básico em qualquer relacionamento com algum significado.
Precisamos aprender que somos diferentes (marido e mulher), o homem resolve os problemas calado com o controle remoto na mão e em frente da televisão sem assistir nenhum canal, a mulher resolve os problemas falando, e quando ela não fala é porque aconteceu alguma coisa errada. As mulheres falam cerca de 24 mil palavras por dia e tem mulheres que não conseguem falar de dia todas as palavras, e falam a noite dormindo. Os homens falam de 7 a 8 mil palavras por dia. As mulheres conseguem fazer muitas coisas ao mesmo tempo, os homens só conseguem atender o celular e mais nada, dê ao seu marido uma coisa de cada vez, somos diferentes e se quisermos um relacionamento sadio precisamos usar as diferenças para nos ajudar e não para estremecer nossos relacionamentos. Nossos ingredientes são: a intimidade e a tolerância, mesmo quando estamos a ponto de estremecer; aqui entra o papel do verdadeiro amor.
Durante um aconselhamento com uma mulher o pastor disse: “irmã você está com raiz de amargura contra o seu marido”, aquela mulher disse: “raiz, não, eu estou com tronco de amargura”.
Precisamos buscar respostas e soluções para nossos relacionamentos em Deus, pois o próprio Deus é o criador dos relacionamentos.

Nosso Referencial de Relacionamentos

Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo já se relacionavam, no livro de Gênesis 1: 26 quando aparece o verbo “Façamos” o homem, aqui existe uma inter-relação entre as pessoas da trindade.
O homem é mais uma prova de que Deus gosta de relacionamento, foi feito a imagem e semelhança de Deus, para que pudesse se relacionar integralmente com ELE. A imagem de Deus em nós leva-nos a conhecer a Deus e aponta para relacionamentos, a misericórdia aponta para relacionamentos, Deus se torna visível através de nossos relacionamentos.
Em Gênesis 3:15, Deus promete Jesus que iria sofrer com um ataque no calcanhar pelo Diabo e Jesus pisaria a cabeça da serpente conotando a idéia futura de morte e ressurreição, além da condenação total do Diabo e seus anjos, e nossa libertação integral, a imagem de Cristo em nós foi recuperada na cruz.
Nossos relacionamentos só serão restaurados a partir da cruz de Cristo, tenho que olhar para as pessoas como Jesus olha, devo ter o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus (Filipenses 2:5), mesmo quando se tratar de relacionamentos.
Romanos 5:12-21 – Nos fala sobre o resultado do primeiro Adão, morte e condenação, mas o segundo Adão que é Cristo restaura nossos relacionamentos em todos os níveis principalmente com Deus. Ele traz vida e paz, retirando de sobre nós toda a condenação Romanos 8:1.

O primeiro Adão, teve seus relacionamentos totalmente quebrados, com Deus, consigo mesmo e com os outros, o que aconteceu foi:
- Pecou e por isso entrou o pecado no mundo, com o pecado a morte
- A morte passou a todos os homens pois todos pecaram.
- A ofensa nos fez condenados.
- Pela desobediência de um , muitos foram feitos pecadores.
- O pecado reinou na morte.
O segundo Adão que é Cristo restaura nossos relacionamentos em todos os níveis:
- Recebemos a dádiva da graça.
- A graça abundou sobre muitos.
- Justificação (Tornado justo), Romanos 5:1 ; a palavra justificado tem um sentido legal e integral.
- Abundância da Graça, Dom da Justiça e Reinar em Vida por Jesus Cristo.
- Um ato de Justiça de Cristo traz a graça para a justificação de vida.
- Pela obediência de Cristo muitos serão feitos justos.
- Recebemos Superabundante graça.
- A graça reina para a justiça para a vida eterna por Jesus Cristo nosso Senhor.

Nosso desafio aqui é continuar restaurando relacionamentos, principalmente aqueles que estão em guerra contra Deus. Romanos 5:1.
Deus para curar nossos relacionamentos precisa curar-nos primeiro, perdoar nossos pecados e nos ensinar a perdoar como decisão e não como sentimento.
Frase para pensar:
“ Deus cura Relacionamentos mas não suporta rebeldia”.

Meu Relacionamento com Deus e com minha esposa.

Gênesis 3: 8 – Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.

Todos os dias Deus vinha para falar com Adão, mas algo aconteceu naquele dia, Adão já não estava pronto para relacionar-se com Deus, pelo contrário Adão estava escondido por entre as árvores. A realidade é que quando não estamos bem ou fizemos algo errado temos a tendência de nos esconder: Quais tem sido suas árvores para se esconder de Deus e de sua família:
- Trabalho Incessante - cuidado talvez seu genro é que vai gastar o que você tem ganhado, ou talvez um outro homem quando sua esposa casar depois do seu enterro.
- Passado – Quem vive de passado é museu, liberte-se do passado. Quem não se liberta do passado não pode viver o que Deus tem no presente e no Futuro.
- Família de Origem – É necessário cortar o cordão umbilical, não dependa dos seus pais, dependa de Deus, Não traga seus traumas para dentro do seu novo relacionamento, lembre-se sua esposa não é sua mãe e nem seu esposo seu pai, não os trate como.
-Vícios – Um do problemas que tem atingido as famílias é o vício da pornografia na internet, vício nunca é bom procure ajuda.
- Falta de tempo – A palavra do momento é:”não tenho tempo”, um pai e mãe que trabalha fora fica 2 horas com seus filhos por semana, será que conseguiremos transformar ou orientar essa nova geração com tão pouco tempo? Sem falar no Adultério, Palavras duras, fugas e tantas outras desculpas que tem levado seu relacionamento com Deus e com sua família cada vez mais para o fundo do poço.

Outra realidade está em Gênesis 3:12 “Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi”.
Adão no capítulo dois de Gênesis precisava de uma ajudadora que lhe fosse idônea, quando vê a mulher ele a reconhece como igual Gênesis 2:23, mas quando chega no capítulo 3:12, Adão coloca sua esposa como alvo de sua culpa, querendo sair inocente, sua esposa já não era tão importante quanto antes, agora ela seria um problema e não mais uma ajudadora idônea
.
Essa narrativa me ensina que quando estamos com problemas em nosso relacionamento com Deus, também estaremos sofrendo, e nos escondendo em nossos relacionamentos com nossa esposa e família.
A melhor maneira de resolver os problemas no relacionamento é tendo uma vida no altar de Deus(Transparência), aprenda a confessar seus pecados e orar uns aos outros para que sareis.
Como está seu relacionamento? Pare de se esconder. Quando queremos que outra pessoa mude, talvez precisemos mudar primeiro, antes de colocar a culpa em alguém veja se você não precisa assumir a sua culpa primeiro.

Um comentário:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Prezado irmão e amigo,
Bispo Luiz Henrique!
Estou passando por aqui, para registrar meus sinceros votos de um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO, extensivo à sua digna família, igreja e amigos.
Foi um imenso prazer interagirmos na obra de Deus no ano que se finda.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto Silva